HISTÓRIA

Marcus Vinicius, José Franco e Helvio Oliveira

A Reunião dos presidentes da Associação dos Surdos de Goiania: Hélvio Antonio de Oliveira, Associação dos Surdos de Anápolis: Regina Maria Barbosa Sposito e Associação dos Surdos de Rio Verde: Sônia Luzia Montes Rezende, representante, realizada no dia vinte e oito de janeiro de mil novecentos noventa e seis, na sede da Associação dos Surdos de Goiania, sita a rua 801, chácara VI, Vila Osvaldo Rosa, Goiânia, Estado de Goiás.

À dezesseis horas e quarenta minutos, verificando a presença dos representantes das citadas associações, o senhor José Franco Gomes, na qualidade de coordenador para a criação da Federação Goiana de Desportos dos Surdos – FGDS – declarou aberta a reunião, dando boas vindas aos convidados e demais pessoas presentes.

Ele lembrou que, desde ano passado, estava mantendo contatos e informes visando a fundação da FGDS, título já aprovado por todos os interessados nesta nova entidade desportiva para gerir os desportos dos surdos no Estado de Goiás, promovendo competições, orientando a fundação de novas associações, regularizando todos e tudo junto a Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos – CBDS.

O estatuto, já discutido e enviado à Assessoria Jurídica da CBDS, foi devolvido com a solicitação de algumas alterações para mais fácil tornar a estrutura funcional da nova federação.

Tudo já foi feito, falta agora definir a data da fundação e a respectiva Ata, a fim de dar entrada aos papéis para legalizar a existência da FGDS. José Franco inquiriu qual a melhor data, mas os presidentes optaram pela data de hoje, declarando fundada a FGDS.

Houve ovação por parte dos presentes. Assim, na data atual, 28 de janeiro de 1996, fica instalada a FGDS, com sede e foro na cidade de Goiânia, Goiás. José Franco agradeceu aos presidentes das associações a confiança nele depositada e prometeu um trabalho sério frente a nova federação. Marcus Vinicius Calixto será o assessor especial. Em seguida, falaram os presidentes das associações fundadoras, todos declarando emocionados e felizes com a fundação da FGDS, prometendo todo apoio para que a mesma se solidifique forte, unida e vitoriosa. Marcus Vinicius Calixto, achando que a data de hoje marca mais um grande evento na história de evolução esportiva das pessoas surdas em Goiás.

O José Franco Gomes foi eleito o primeiro presidente da FGDS. Depois dele presidiram a entidade Ernani Gomes Franco, Vera Balbino Machado, Fabricio Honorato da Silva e Hiram Alcântara de Moura Desde a fundação até os dias de hoje a entidade.

Houve um intenso crescimento no número de associações filiadas, consequentemente, no número de competições, local, regionais, nacionais e internacional.